Por todo o concelho abundam provas de um povoamento precoce, os primeiros vestígios remontam ao Neolítico há cinco mil anos. Habitado por Iberos, povo agrícola e pacífico, a Mértola vão chegando Fenícios, Gregos e Cartagineses, numa ocupação que tinha por mote o controlo das rotas comerciais.
A história e ocupação de Mértola, ao longo dos tempos, são determinadas pela sua condição de ponto mais extremo de navegabilidade do rio Guadiana, localização vital para as rotas comerciais do Mediterrâneo. Acresce o seu posicionamento estratégico no topo de uma elevação contornada pelo rio Guadiana que lhe conferia excelentes condições naturais de defesa.
Nos anos oitenta a intensa actividade arqueológica deu a conhecer todo o passado grandioso da vila no testemunho do vasto património descoberto em sucessivas escavações por todo o concelho. Mértola ascende ao título de Vila Museu e a história de um passado remoto torna-se factor de desenvolvimento.
Vila Museu
Uma viagem no tempo ao reencontro do passado glorioso daquela que foi outrora conhecida como o último porto do Mediterrâneo. Passeio pedestre pelo circuito urbano da Vila de Mértola com visita aos 8 núcleos museológicos e outros pontos de grande interesse cultural e arqueológico.
Mina S. Domingos: 150 anos de História
Ao cenário idílico das águas calmas e límpidas contrapõe-se a paisagem quase apocalíptica do antigo complexo mineiro: ruínas, restos de maquinaria pesada, uma linha-férrea desactivada e zonas áridas, estéreis de qualquer vestígio de vida. A visita é obrigatória, e uma vez aqui, percorra as vielas e os caminhos da antiga rota do minério.
Pulo do Lobo
O local está associado a histórias de amores proibidos e a rotas de contrabando. Há quem diga que a origem do nome se deve à distância entre as duas margens do rio. Aqui o Guadiana afunila e precipita-se numa queda de 14 metros de altura para seguir depois num percurso linear encaixado em margens rochosas.
Azenhas do Guadiana
No leito do Guadiana, na proximidade da vila de Mértola, encontra-se um composto de antigos engenhos hidráulicos utilizados outrora para a moagem de cereais. Hoje o local foi reconvertido para zona de lazer mas se resolver experimentar a água tenha atenção às correntes do rio, aqui muito influenciado pelas marés.