A Herdade do Pereiro, com cerca de 7.500 hectares está localizada no interior da serra Algarvia, a apenas 30 km de distância da costa.
Esta bela mas dura paisagem tornou-se cada vez mais deserta e selvagem, devido à migração dos seus habitantes para os centros urbanos em busca de uma vida melhor.
Graças à sua paisagem bastante ondulada, a precipitação baixa durante todo o ano, a amena temperatura, a disponibilidade de alimentos e de água graças ao rio de 12 km de comprimento que atravessa a propriedade, esta região selvagem é a base de uma das maiores comunidades de perdizes da Península Ibérica, permitindo uma maior média anual de nascimento de perdizes do que em outros lugares.
De um total de 7.500 hectares, um quinto da área (1.500 hectares) são deixados sem caçar, funcionando como um santuário para a fauna, a fim de criar uma população mais forte e numerosa.
Existem atualmente perto de 300 pequenas hortas onde os animais podem comer e beber.
Para além disso, e embora a maioria dos solos da propriedade seja pobre, alimenta-se as aves naturalmente graças a um cuidadoso esquema de plantação em rotação de quatro em quatro anos.
Anualmente cerca de pequenas tiras de alimentação de 1000 hectares são plantadas usando tratores 4x4, principalmente de trigo e aveia.